Já há algum tempo o número de pessoinhas que optam por trabalhar em casa vem crescendo bastante, né?! Mas atualmente o home office ganhou força pela necessidade de isolamento social com a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19).

Euzinho já pratico o home office por aqui há quase 4 anos e separei para compartilhar com vocês então 5 dicas marotas que aprendi com essa minha vivência (da vida real mesmo) pra fazer o trabalho em casa render. Bóra lá:

1) Não faz a doida do pijama! Eu sei o quanto pode ser tentador passar o dia todo em casa de pijama, mas isso MATA a produtividade, acredite em mim! Gosto de tomar um banho delícia e escolher uma roupinha para trabalhar, mesmo que seja um short velho e uma camisetinha… mas já ajuda a virar o mood, sabe?!

2) Defina seu espaço! Se você tem um escritório em casa, ótimo… se não tem, faça uma ronda pela sua casa e escolha o melhor local para trabalhar, levando em consideração três fatores principais: a luz, o som ambiente e o espaço. É essencial que você delimite que aquele é o seu espaço de trabalho, mesmo que você monte e desmonte todo dia.

3) Crie seu ambiente! Que seja deixar um potinho com alguns lápis, canetas e post its à mão, por exemplo. Decorar seu espaço de uma forma que te inspire e estar conectado às suas principais referências te deixará mais no pique e à vontade para desenvolver suas atividades e resolver as treta tudo do dia a dia, eu juro.

4) Se organiza fia! Organização é fundamental nesta empreitada, já vou avisando. Sei que cada um lida com a organização de formas diferentes para cumprir suas tarefas, seja usando agenda física, calendário virtual (sou dessas e AMO o Google Agenda, TCHURO para mim!) ou fazendo listinhas… mas definir um método para se organizar é indispensável.

5) Foco, força, fé e foda-se o resto! Pode ser difícil manter o foco trabalhando em casa, ok. Você precisará entender melhor seus hábitos e criar uma rotina que faça sentido PRA VOCÊ! E essa organização precisa contemplar inclusive os seus horários livres, o cafezinho da tarde e seus momentos de diversão também, viu?!

RESUMINDO: Defina o seu espaço e uma rotina de trabalho que faça sentido para você, vista-se para trabalhar, beba água e estabeleça horários. Ou seja, um ambiente profissional com a sua cara, mesmo dentro do seu lar doce lar.

Obrigado & de nada! haha <3

Aah… Se você tem o puta privilégio de poder trabalhar em casa, então FICA EM CASA BEBÊ! Esse é o momento de pensar coletivamente, num vai vacilar heim. 

Robledo Magalhães

Robledo Magalhães

Pesquisador em Aprendizagem Criativa aplicada à negócios. Especializou-se em centros de educação como UFMG, MIT, Perestroika e outras instituições de ensino livre. Trabalha, desde 2012, em projetos de marketing digital e em processos criativos. Criou o LAB31, em 2016, que funciona desde então como um laboratório de ideias, para empoderar as pessoas em seus negócios, ensinando e dando autonomia em forma de conhecimento.

Escreva um comentário