Obvio que eu não tenho resposta pra tudo, e acho que quem vende verdade tá mentindo, mas frita esse pastel aqui comigo, vem cá: Cês já pararam pra pensar no motivo de negócios tradicionais durarem tanto? Quantos negócios disruptivos fecharam no tempo de vida de uma pastelaria do Centro?

Talvez a razão pra vida longa desses negócios (que são fetiche do jovem classe média que mora no Centro) seja a falta de pretensão de inventar a roda. Fazem o que se propuseram a fazer desde sua fundação. Em momento algum tentam resignificar a venda de pastel com um conceito lustrado até beirar a exaustão só para parecer novo. Quando, na realidade, é só uma tentativa de fazer o óbvio parecer inovador.

Aí, nesse momento em que precisamos (quem pode) evitar sair de casa, os negócios inovadores, que sobrevivem da performance dos clientes e precisam desesperadamente da estética instagramável para funcionar, não sabem muito bem como proceder. Simplesmente porquê não estavam preparados para o dia em que fazer cosplay da simplicidade não seria o suficiente pra tocar o negócio adiante.

___

por Cadu Passos

 

Cadu Passos

Autor Cadu Passos

Fotógrafo mídia ativista, amante da rua e de tudo que tem nela. Anti juventude entusiasmada e metido a entendedor.

Mais publicações de Cadu Passos

Escreva um comentário